Quando eu fui uma formiguinha…

O primeiro colégio onde eu estudei foi o Santa Marcelina, em Belo Horizonte.
A primeira tentativa da minha mãe de me colocar pra estudar lá, não deu em nada.
Minha mãe voltou comigo pra casa.
Eu tinha 5 anos e ia pro “jardim da infância”.
Mas eu era tão pequenininha, mas tão pequenininha, que as freiras falaram pra minha mãe:
– ah dá dó! Ela é muito pititica! Deixa ela completar seis aninhos, e ela entra direto no primeiro ano…

Entrei, no ano seguinte, no Santa Marcelina, no primeiro ano.
Era um colégio lindo! Enorme! É até hoje.
Limpiiiinho, o chão brilhava.
Me lembro direitinho dele.
Eu adorava o colégio.

Tinha uma freira que se chamava irmã Juliana.
Ela era a responsável pelas festas do colégio, que eram sempre liiiindas!
As festas do Santa Marcelina eram famosas. Ia até televisão filmar. Ficava lotado.

Todo final de ano, o colégio fazia uma festa de encerramento do ano letivo.
Num desses finais de ano, irmã Juliana escolheu a fábula “A Formiguinha e a Neve”, para ser a peça que o colégio ia apresentar.

O Santa Marcelina é um quadrado, de três andares. No centro tinha um campo de vôlei, que foi inteirinho coberto com uma “coisa” tipo algodão. E das janelas saiam uns floquinhos de “neve”, que caíam durante toda a encenação da peça.
A festa foi à noite e tinham uns holofotes enormes, que iluminavam todo o campo.
Foi uma senhora produção… Liiiinda!!!

Eu fui a formiguinha.
Me vestiram com um macacão preto de manga comprida e bem coladinho no corpo. Uma saia franzidinha vermelha de bolinhas brancas. Meias e sapatilhas pretas. Luvas brancas. Na cabeça era uma touquinha vermelhinha com umas antenas pretas. E pintaram meu rosto todo de preto.
Eu virei uma formiguinha mesmo…

Vocês conhecem essa fábula? É muito bonitinha! Ela tem um fundo religioso, meu colégio era de freiras.
A fábula conta a história de uma formiguinha que sai de casa no inverno, e prende o pezinho na neve.
Desesperada, ela começa a pedir ajuda…

” Ó sol, tu que és tão forte, que derrete a neve, desprende o meu pezinho!!!!”

E a coitadinha da formiguinha, tremendo de frio, vai pedindo a tudo e a todos “desprende o meu pezinho!!!” Ao sol, ao muro, ao rato, ao gato,……. Até que ela pede pra Deus e, finalmente, se vê salva.
Pra cada “coisa” que ela pedia, essa “coisa” aparecia no tal do campo coberto de “neve”.
E eu tinha uma memória e tanto!
Porque é uma ladainha danada, a pedição da formiguinha.

Dizia minha mãe, que essa foi uma das festas mais lindas do Santa Marcelina.
E deve ter sido mesmo.
Eu me lembro de algumas coisas. Da minha roupinha, do campo coberto de neve, dos floquinhos caindo, do muro entrando correndo, e de um pedaço da “ladainha”. Só até o gato…

Há uns anos eu fui lá no colégio. Revivi um pouquinho da minha infância!
Não sei por onde anda irmã Juliana.
Quando eu estava grávida da Luana, ela esteve em Brasília. Descobriu o telefone da minha família, ligou pra minha mãe, e pediu a ela que me levasse até onde ela estava, para ela me ver “grande”.
Eu fui com mamãe. Tanto chorava irmã Juliana, quanto chorava minha mãe, quanto chorava eu. Foi um choradeira danada! E ela me fez “declamar” pra ela, o pedacinho que eu me lembrava da fabula dAFormiguinha e a Neve…

Ontem eu estava “lendo” essa fábula pra Helena, e me lembrei demais do Santa Marcelina, da irmã Juliana e da formiguinha que prendeu o pezinho na neve…
Me deu saudade!
Do meu colégio que era lindo, das festas que eram maravilhosas e da irmã Juliana que era uma fofa!!!

Pros pititicos

image

image

2 opiniões sobre “Quando eu fui uma formiguinha…

  1. Muito Massa!!! Me lembro bem do Santa Marcelina. Tio Totó e Tia Nilde moraram lá perto e eu ia lá de férias. Mas o que eu não esqueço mesmo, é de quando nós morávamos lá no São Francisco e voce e a Dinha estudavam lá. Eu ficava esperando a chegada de vocês pra ver se a Dinha lembrou de trazer o chocolate LAKA!!!!

    Curtir

Deixe um comentário

