Mãe, o que é “pecado”?

Toda vez que eu leio ou vejo alguma coisa que mexe muito comigo, depois que eu leio ou vejo, eu fico que nem uma estátua. Parada. Olhando pro nada. Só pensando…

Ontem, depois que eu li o relato do Boff sobre o encontro dele com o Mujica, eu virei estátua.
Uma frase do Mujica ficou martelando na minha cabeça: “Eu não sou pobre, porque o que eu tenho dá pra eu viver.”
E aí, que nem uma estátua, um monte de perguntas me vieram à cabeça.
Mas não é isso? Isso não é o suficiente?
Por que algumas pessoas têm tanta ganância pelo dinheiro?
Em nome dessa ganância, se mata, se rouba, se corrompe, se destrói, perde-se a paz.
Que sentido tem a vida, se você tem tudo e não tem que lutar por nada?
Qual é a graça você nunca precisar juntar dinheiro pra realizar um desejo?
Por quê e pra quê você precisa ter mais de uma casa pra morar?
Pra quê ter uma, ou várias, contas bancárias recheadas de dinheiro, se de repente, você nem pode usufruir do dinheiro que está lá???

Com essas e outras perguntas que me vieram à mente, eu me lembrei da Marília. Ela tinha uns 10 aninhos.
Uma noite, eu já estava me preparando pra dormir, Marília entrou no meu quarto e me perguntou:
– mãe, o que é pecado?
– filha, a gente comete um pecado, quando a gente fez alguma coisa, põe a cabeça no travesseiro de noite e não consegue dormir…
– mas pecado tem a ver com religião?
– não. Tem a ver com a nossa consciência.

Ontem, eu me perguntei:

– Será que essa gente dorme???

http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Uma-experiencia-de-choque-o-encontro-com-Jose-Mujica/4/33095

3 opiniões sobre “Mãe, o que é “pecado”?

Deixe um comentário

