Quando o “papo” não rola…

“No es necesario creer en Dios para ser una buena persona. En cierta forma, la idea tradicional de Dios no está actualizada.
Uno puede ser espiritual pero no religioso. No es necesario ir a la iglesia y dar dinero. Para muchos, la naturaleza puede ser una iglesia. Algunas de las mejores personas en la historia no creían en Dios, mientras que muchos de los peores actos se hicieron en su nombre.”

Quando eu li esta fala do Papa Francisco, eu me lembrei de uma conversa que eu tive com um médico.

Nos primeiros anos após a partida da Marília, eu tive de um tudo sem, na realidade, ter nada. Só mesmo a dor da perda, e a saudade.

Um belo dia, eu acordei toda pipocada. Um mooonte de bolinhas pelo corpo todo.
Corri pro médico.
Ele me examinou e me pediu uns exames de sangue. Colocou no pedido “URGENTE”.
De tarde os exames ficaram prontos e voltei nele. E as “pipoquinhas” lá.
– olha, seus exames estão todos normais. Como anda o seu emocional?
– ihhh doutor! Tô passando por uma fase muuuito difícil. Acabei de perder uma filha de 21 anos, num acidente de carro.
– que triste!!! Esta é a pior das perdas e a maior das dores… E como anda sua espiritualidade? Você acredita em Deus? Você reza? Você vai à missa? Você comunga?
– olha só doutor! É melhor o senhor me dar logo um remédio pras “pipoquinhas”, porque nosso papo não vai rolar não…
– por quê? Não quer falar no assunto? É bom falar!
– não, não é isso não! É porque nosso conceito de espiritualidade não é o mesmo!
– como assim?
– espiritualidade, pra mim, nada tem a ver com acreditar ou não em Deus, ir à missa, ou rezar…
– e o que é, ENTÃO, espiritualidade pra você?
– pra mim, espiritualidade tem a ver mais com “valores”, do que com religião… É a forma como nós vivemos. Eu acho que eu não preciso acreditar em Deus, nem ir à missa, nem rezar, pra trabalhar minha espiritualidade.

Ele não me respondeu nada não. Abaixou a cabeça e me receitou um antialérgico…

Quando eu li esta fala do Papa Francisco, eu me lembrei muito dessa minha conversa com o tal médico, e fiquei pensando cá com meus botões:
– ihhhh!!!! esse papa não vai durar muito não…
Aliás, ele já disse isto, né?

Deixe um comentário

