A Compaixão

Eu hoje estava lendo um texto do Dalai Lama, e me lembrei de um fato que aconteceu comigo.
Há muitos anos, eu fazia o mesmo caminho, todos os dias, pra ir trabalhar.
Neste caminho, havia um sinal de trânsito, onde sempre ficava um senhor deficiente, pedindo esmola.
Ele não tinha as pernas, e se arrastava até os carros.
Toda vez que eu parava neste sinal, eu dava dinheiro pra este senhor, e ficava com o coração apertado.
Um dia, eu parei no tal sinal, e o senhor se aproximou da minha janela. Eu abri e disse a ele que naquele dia eu não tinha um tostão na minha bolsa. Mas como eu passava todos os dias por ali, na próxima vez eu daria um dinheiro a ele.
Ele ficou olhaaando pra mim, e quando o sinal abriu, ele pegou uma pedra e riscou o meu carro da porta até o final do carro.
A reação que eu tive, foi a coisa mais doida.
Eu senti um aperto no peito, minha garganta travou e, ao invés de “falar” alguma coisa, ou simplesmente não fazer nada, eu cantei:
– “e eu que não creio, peço a Deus por minha gente! É gente humilde, que vontade de chorar”!
Não foi esquisito??? Até hoje, eu acho…
Cheguei no trabalho arrasada, com mil pensamentos na minha cabeça, com um dó danado daquele homem, pensando em como ele devia ser infeliz…
Fui direto à sala de um rapaz budista, com quem eu gostava muito de conversar, e contei pra ele o que tinha acontecido, e como eu estava me sentindo.
Ele bateu na minha cabeça e me disse:
– você tem a alma budista…
Fui pra minha sala pensando:
– como assim “alma budista”? Mas será que o amor ao próximo, a compaixão, o desejo que todos sejam felizes, não devem fazer parte da “alma humana”????

Lendo este texto do Dalai Lama, eu me lembrei muito desse meu amigo, e do dia em que “eu que eu que não creio, pedi a Deus por minha gente”.

http://www.dalailama.org.br/ensinamentos/bondade.php

Uma opinião sobre “A Compaixão

  1. êh, Lili… igual bicho o aleijado. Você dá a ele um pouco de comida e ele morde sua mão. É uma vida muito estragada, vc tem razão mesmo de tristeza.

    Curtir

Deixe um comentário

