Minha mãe era um barato!

Falar da mamãe é falar de amor, de amizade, de carinho, de compreensão, de espontaneidade feito criança e, sobretudo, de alegria!
Minha mãe era tudo isso.

Mamãe era uma criatura muito interessante.
Nasceu e foi criada na roça, no interior de Minas. De lá não saía nem pra estudar. Meu avô não permitia. A professora, Professora Chiquinha – como ela dizia, é que ia à fazenda dar aulas pra ela e meus tios.
Não sei até que ano minha mãe cursou.
Só sei que mamãe amava os livros! Sempre gostou muito de ler e de “aprender”.

Quando chegamos em Brasília, na década de sessenta, no Lago Sul, ao lado da igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Havia um local feito de madeira com algumas salas.
E ali, numa dessas salas, mesmo sem ter estudado muito, minha mãe dava aulas, à noite, pros empregados das casas e das obras, que na época eram muitas por ali.
Não ganhava nada com isso, a não ser o prazer de lidar com os livros e de ensinar.
Não durou muito. Minha mãe não era “formada”, e teve que abandonar sua “carreira feita de amor”.

Mesmo sem muito estudo, minha mãe sabia mais Geografia e História do que eu, na época de ginásio. Escrevia super bem e sem erros gramaticais. “Exatas” não era seu forte. Nem o meu…

Mamãe foi moldada em moldes pouco convencionais de mães da sua época.
Era antenada. Conseguiu acompanhar as mudanças das gerações, se tornando assim, amiga de seus filhos e adorada pelos seus netos.
Minha mãe era muito alegre. Adorava uma cantoria e uma dança. Estava sempre de bom humor e, por conta de sua espontaneidade feito criança, era muito engraçada.
Dona de um poder de síntese de dar inveja! Dez minutos ao lado da minha mãe, já dava pra conhecer sua história…

Minha mãe era um barato!!!

E por ter a alma alegre, era muito bonita!
E por ser espontânea feito uma criança, não envelheceu!

– parabéns mamãe! Onde você estiver, receba meu beijo cheio de amor, de amizade, de agradecimento. Muita, muita saudade de você!

image

Uma opinião sobre “Minha mãe era um barato!

Deixe um comentário

