Será que eu consigo parar de fumar?

Eu morro de inveja desse povo que fala assim: …. aí, um dia, eu acordei, joguei o isqueiro e o maço de cigarro no lixo e nunca mais fumei!
Ou então, de gente tipo uma amiga minha, nem sei se existem duas assim, que deve ser o xodó do São Jorge. Entrou na igreja do santo, conversou lá com ele, saiu de lá e nunca mais fumou…

Eu fumo faz tempo. Nunca pensei em parar de fumar, apesar de toda a pressão familiar.
Mas, sei lá porque cargas d’água, eu agora resolvi parar de fumar. Isso já faz uns meses.
Procurei os ex fumantes. Os legais, porque existem uns ex fumantes, que Deus o livre. Se tornam uns chatos.
A pergunta era sempre a mesma: vem cá! Como você fez pra parar de fumar?
– toda vez que você tiver vontade de fumar, toma um copo d’água.
Eu, que já tomo água o dia inteiro, quase viro um caminhão pipa. E a vontade de fumar, lá. Firme e forte.
– toda vez que você tiver vontade de fumar, chupa uma balinha.
Minha glicose deve ter ido pras alturas. E nada…
– toda vez que você quiser fumar fumar, escova os dentes.
Meus dentes quase ficam sem o esmalte.

Tentei uma opção de cada vez. Não surtiu efeito.
Tentei as três juntas. Tomava um copo d’água, chupava uma balinha e escovava os dentes.
Nada…..

Desisti.

Há uns meses atrás, eu tinha “confessado” esse meu desejo pra minha médica, mas disse que estava sendo muito difícil. Já tinha tentado várias vezes. Em vão… Ela me disse que o cigarro é um dos vícios mais difíceis de serem abandonados. Sozinha, talvez eu não desse conta. Me deu a receita de um remédio: Champix. E me disse: “quando você estiver realmente decidida a parar de fumar, você compra. É um medicamento caro e não vale a pena comprar, pra abandonar o tratamento pela metade. São três meses. Este é o remédio mais eficaz.”
Enrolei por uns meses, tomei coragem e comecei a tomar o danado do remédio.
Li a bula: “o mais interessante no Champix, é que ele tira o prazer de fumar”.
Não só de fumar, né companheiro? De ler, de escrever, de comer, de conversar… Porque o remédio dá um enjôo, mas um enjôo tããão grande, que eu fico “verde”. Ah fico! Tenho certeza! É pior do que enjôo de gravidez. Acordo enjoada e durmo enjoada.

E lá se vão quarenta dias de tratamento. Sem fumar. E de enjôo…
Faltam cinquenta dias pra terminar. O enjôo, com certeza.
Mas a vontade de fumar… Sei não. Porque dessa daí, nem com todo o enjôo, eu ainda não consegui me livrar…

Uma opinião sobre “Será que eu consigo parar de fumar?

  1. Fala Goiãnia, tudo bem?! Ué, eu sei que VC fuma mas não sabia que estava querendo parar com essa DROGA… Fico muito feliz em saber que pelo menos, você reconheceu que essa DROGA te faz MUITO MAL e tomou a decisão de parar de fumar. Graças a DEUS eu não tenho vício nenhum mas imagino o Qto deve ser difícil se livrar dele. Eu vou te dar uma idéias, só pra você ficar mais comprometida com essa sua empreitada. Faz um acordo com o NOSSO MANO, que você vai conseguir se livrar do seu vício, mostrando pra êle que é possível e então êle vai ter que fazer o mesmo. Deu pra você entender?!!! Pra mim, seria, ou melhor, será UM.PRESENTE DE DEUS, ver vocês dois, LIVRES DESSAS DOENÇAS. Bjo!!

    Curtir

Deixe um comentário

