Esquisitice!

Eu hoje acordei e me lembrei muito da semente da Tamareira que eu ganhei de presente da minha sogra, e que contei aqui.

Desde que eu cheguei da viagem que eu fiz em Janeiro, ao litoral belíssimo de Alagoas, que eu queria contar pra vocês, uma conversa que eu tive com um garçom da pousada, também belíssima, onde eu me hospedei.

Mas… não tinha chegado a hora.

Chegou hoje.

Numa das minhas idas à praia em frente à pousada, eu me aproximei do meu cunhado, que estava conversando com o dito garçom, que tinha ido nos servir à beira mar. Uau!!!!! Que mordomia, heim???

Cheguei perto dos dois, exatamente, no momento em que ele dizia pro meu cunhado:

– Vocês, do Sul e do Sudeste, podem não sentir a diferença que ocorreu no país, com os governos do PT. Mas aqui no Nordeste ela foi sentida. Meu pai é pescador. Depois do Lula, como a vida dele melhorou! Hoje ele tem uma casa, mobiliada, com televisão e internet, que eu ainda nem sei usar direito. (riu de si mesmo). Eu, pude comprar minha moto, e agora, eu venho muito mais rápido pro meu trabalho. Mas sabe de uma coisa? Eu acho que vocês não sabem de nada que aconteceu e está acontecendo por aqui, porque quando eu assisto ‘os’ noticiários na TV, eu só vejo eles falando mal do governo. Nunca eles falam das coisas boas que os governos do PT fizeram e continuam fazendo por aqui…

– Nãaoo! A gente sabe sim. É que você está assistindo a uma televisão que faz questão de só mostrar as coisas ruins. Eles não querem o PT no governo. Se você quiser, eu te ensino a usar a internet, para você acessar outros meios de comunicação e poder ler o outro lado da história.

– Sabe? Outro dia eu fiquei muito triste com uma conversa que eu tive com um paulista. No verão, aqui fica cheio de paulistas. Ele me disse que não gostava do PT. Só votava no PsDB. Aí, eu perguntei, por quê? E ele me respondeu desse jeito!!! Porque, hoje, todo mundo pode comprar um carro, uma moto, e eu não posso mais andar nas ruas da minha cidade em paz!!! Ôxe, paulista é esquisito, né? E meio burro, né? Porque eu, que sou um garçom, sem muito estudo, penso que se os pobres começam a melhorar de vida, é bom pra todo mundo, vocês não acham????

Desce o pano…

É por essa gente humilde, que eu torço. É por essa gente humilde, que eu voto. É com essa gente humilde que eu quero dividir as ruas ruas da minha cidade. É com essa gente humilde que eu quero que Helena e Gustavo brinquem e dividam a sala de aula.

E essa “outra gente” que se indigna porque tem muita gente podendo comprar carro e  moto e tirando a sua paz; essa “outra gente” que não suporta ver sua empregada trabalhando o dia todo na sua casa e indo à noite dormir na cama dela, na casa dela, curtindo seu descanso merecido depois de um dia de trabalho; essa “outra gente”que quer continuar levando seus bebês pra passear com serviçais vestidas de branco e touquinha com fru fru na cabeça, que como me disse um dia a Rosa: “isso não me pertence mais”; essa “outra gente”acordou ontem agradecendo euforicamente ao maior espetáculo pirotécnico já visto neste país, que tinha um único objetivo: humilhar, escrachar, detonar, desmoralizar o homem que fez tanto por essa gente humilde, como o garçom que, na sua simplicidade no falar, me disse que “paulista é esquisito”.

Essa “outra gente” é sim, muito “esquisita”, e não sabe, sequer, o significado da palavra GENEROSIDADE!

 

 

 

 

 

 

 

2 opiniões sobre “Esquisitice!

  1. Cara Liliana, foi um prazer imenso ler sua crônica “Esquisitice” por sugestão do meu amigo Edmilson Lima. Permita-me compartilha-lo com outros amigos e interessados em bons textos.
    Abraços
    Jeferson Paz

    Curtir

Deixe um comentário

