Sobre a Compaixão

Outro dia eu deixei um texto aqui pra vocês lerem, e comentei que, quando o li, eu me lembrei dos ensinamentos budistas. O texto tratava do apego ou do desapego.

Eu estou lendo o livro “Mulheres que correm com os lobos”.
Não gosto de ler livros grandes não. Sou muito ansiosa e, normalmente, os autores de livros muito grandes são prolixos demais pro meu gosto. Me dá uma certa irritação e uma impaciência danada. Por isso nunca gostei de novelas. O troço não tem fim nunca. Melhor assistir a um filme que começa e em duas horas já fico sabendo o final da história.
Mas eu tomei coragem, venci a ansiedade e resolvi ler o livro, que é bem grandinho.

Um trechinho pititico do livro me remeteu, de novo, aos ensinamentos budistas.
Para o budismo não existe o “certo” ou o “errado”. Todas as nossas ações podem ser virtuosas ou não. Vai depender da intenção com a qual as praticamos.

Tipo as pessoas que ajudam o próximo e alardeiam pelos quatro cantos do mundo.
Na realidade, a ação não foi beeemmm um ato generoso ou compassivo. Foi mais por vaidade, o que faz com que a ação que seria virtuosa, deixe de ser.
Ou, aquele que mata, mesmo que intencionalmente, nem sempre é bandido.

Vou deixar o trechinho do livro aqui pra vocês.
Bom para refletirmos sobre a “compaixão”, outro princípio fundamental do budismo, e sobre a intenção com que praticamos nossas ações.

……
“Uma loba matou um de seus filhotes que estava mortalmente ferido. Para mim foi como uma dura lição sobre a compaixão e a necessidade de permitir que a morte venha aos que estão morrendo.”

 

image

Uma opinião sobre “Sobre a Compaixão

Deixe um comentário

