Vai, menino! Vai, menino!!!

Eu gosto muito de esportes, embora nunca ter praticado algum.
Tenho algumas preferências. Futebol é uma delas.
Herdei esse gosto da minha mãe.
Mamãe gostava muito de esportes e adorava futebol. Acompanhava todos os campeonatos. Os brasileiros e os de fora do Brasil. Sabia o nome de tudo que era jogador.
Dizia que torcia pelo Atlético Mineiro. Mas… Torcia pelo Flamengo, no Rio e, se me bem me lembro, pelo Santos, em São Paulo.
Amava, mas amava mesmo, ver a Seleção Brasileira jogar.

Era sempre uma delícia estar ao lado da minha mãe quando ela estava assistindo a qualquer jogo. Mas, nas finais de campeonatos e nos jogos da Seleção era muuuito divertido. Eu não sabia se prestava atenção no jogo, ou na minha mãe.
Apesar dela saber o nome de todos os jogadores, conhecer todos de longe, a aflição que ela ficava na ameaça de um gol a favor ou contra o time para o qual ela estava torcendo era tamanha, que ela nunca acertava o nome de um, sequer… trocava tudo…
E, quando ela se enrolava muito, ela gritava, no meio da sala, “vai, menino! Vai, menino!” ou, “não deixa não, menino! Não deixa não, menino!”
Era uma delícia!!!
A Copa do Mundo de 70, é inesquecível!!!
Torcemos juntas em todos os jogos e, quando o timaço chegou a Brasília, ela e eu fomos de carona recepcionar os jogadores.
Mamãe parecia uma adolescente gritando e mandando beijos pra todos eles!
Saudade daquela tarde! Está impregnada na minha memória afetiva. Pura alegria!

Eu me lembro da minha mãe todos os dias da minha vida, mas em alguns momentos eu sinto minha mãe tããão próxima de mim, que chego a ouvir sua voz.
Hoje, eu estava assistindo ao jogo da Seleção brasileira feminina de futebol, e foi um desses momentos.
Ouvi e vi minha mãe na minha frente gritando “vai, menina! Vai, menina!”

– Que pena, mas que pena mesmo, mamãe, que você não esteja aqui, pertinho de mim, vendo os jogos Olímpicos aqui, na nossa terra, no nosso Brasil!
Que falta que você faz!!!

Uma opinião sobre “Vai, menino! Vai, menino!!!

Deixe um comentário

