O Espirro sob a ótica filosófica

Eu assisti a série Merli, da Netflix.

Umas das boas coisas que eu vi nos últimos anos. Pra mim,  impecável.

A história é de um professor catalão de filosofia pra adolescentes, cujo nome deu o título da série: Merli.

O autor da série deu uma entrevista contando porquê resolveu escrevê-la. Eu concordo em tudo com ele.

Tirar filosofia da grade escolar é um absurdo. É a filosofia que nos torna seres pensantes, questionadores, mais sábios… É ela que nos faz enxergar o que nossos olhos não enxergam.

Como bem disse o Merli: pra quê estudar filosofia? Pra você deixar de ser imbecil… Perfeito, Merli

Assistindo à série, completamente apaixonada pela forma do Merli ensinar, de se relacionar com os alunos, eu me lembrei de um fato.

Vitória há uns anos chegou do colégio, aos prantos. Isso no penúltimo bimestre do ano letivo.

– quê que houve, menina do céu?

– minha professora de FI LO SO FI A zerou minha prova.

– zerou sua prova? Como assim? Quê que você aprontou?

Parênteses

Vitória nunca foi bagunceira, sempre mais na dela, de pouca conversa. E é extremamente alérgica. Mas é muuuuito alérgica. Espirra o dia inteiro. E não espirra fraco, não. São uns senhores espirros. Já ouvi dizer que isso é bom. Espirrar pra dentro é perigoso.

– eu estava fazendo a prova e o ar condicionado estava ligado. Dei um espirro, a sala toda riu e aí ela zerou minha prova e me mandou pra coordenação.

– não acredito! A sua professora de FILOSOFIA zerou sua prova, no penúltimo bimestre, por conta de um espirro?

– foi….

Fui à escola.

– quer dizer que você zerou a prova da Vitória, no penúltimo bimestre, por causa de um espirro?

– não foi só por causa de um espirro.

– ah não? E por quê foi, então?

– ela espirra muito alto! O resto da sala toda caiu na risada e atrapalhou a concentração dos alunos…

– olhaaaa, eu não posso acreditar numa coisa dessa! Quando eu assinei o contrato com a escola,  não estava escrito lá, qual a altura permitida de um espirro, não… e tenha a santa paciência… O que dizem os filósofos a respeito da altura de um espirro? Eu estou te perguntando isso, porque eu não cursei filosofia, mas já li alguma coisa, eu gosto muito de filosofia e, de repente, eu pulei esse capítulo,   né?

– eu até gosto muito da Vitória, mas eu não posso voltar atrás. Mas a senhora não se preocupe. Ela tem boas notas. Vai recuperar no próximo bimestre…

Booommm…..  eu não tinha muito a dizer pra moça. Só mesmo….

– ééé!!!! Nem toda pessoa que faz filosofia, se torna um filósofo, né?????

 

 

 

 

Uma opinião sobre “O Espirro sob a ótica filosófica

  1. Só acredito pq é vc quem tá contando. De tão absurda, a situação foi engraçada. Dá um antialérgico pra essa menina, Lili. Magina ela tomar pau na facul por ser espirrona?

    Obter o Outlook para Android

    ________________________________

    Curtir

Deixe um comentário